Psicologia

A atuação por parte de profissionais da Psicologia ocorre nos momentos de avaliação e, posteriormente, intervenção junto dos diferentes intervenientes e nos vários contextos em que a pessoa com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) se insere.

Inicialmente, o psicólogo desempenha uma papel na avaliação multidisciplinar, através da aplicação de instrumentos específicos de avaliação formal de suporte ao diagnóstico. Posteriormente, realiza avaliações periódicas de desenvolvimento, cognição, entre outras competências presentes nesta perturbação.
A intervenção direta junto da pessoa com PEA, baseada essencialmente no modelo cognitivo-comportamental, visa a promoção de competências em áreas como socialização, cognição, desenvolvimento emocional, bem como na atuação nos comportamentos desadequados e na sintomatologia psicopatológica que pode surgir associadas à PEA, como por exemplo, ansiedade, depressão, défice de atenção, impulsividade, entre outros. É ainda realizada intervenção de suporte à família, quer em termos de aceitação do diagnóstico, quer em termos de estratégias para lidar com as questões e dificuldades que vão surgindo ao longo do desenvolvimento das pessoas com PEA. Estas diferentes formas de intervenção ocorrem em contexto individual e/ou grupo, conforme as necessidades. O suporte psicológico à família realiza-se, por vezes, num contexto de intervenção mais abrangente.
O Psicólogo atua ainda diretamente com a pessoa com PEA em contexto escolar, onde surgem frequentemente dificuldades, permitindo desta forma uma maior proximidade com os diferentes intervenientes no processo educativo e colabora e participa em reuniões com a equipa educativa para discussão das medidas a adotar para a maximização da participação da pessoa com PEA neste contexto. São ainda realizadas de forma periódica sessões de sensibilização e formação junto dos profissionais de educação e restante comunidade escolar.