Colónia de Férias

A Colónia de Férias da Fundação AMA tem por objetivo promover o desenvolvimento pessoal e integração social de pessoas com (PEA) Perturbação do Espectro do Autismo. Realiza-se desde 2010 na tentativa de dar resposta às famílias com crianças/jovens/adultos com PEA, facilitando a sua ocupação durante os meses de encerramento das escolas no verão, nomeadamente o mês de julho. Dadas as características desta população, cada participante é acompanhado por um monitor, sendo de salientar que esta colónia só se realiza, ano após ano, pois temos contado com a ajuda incansável de um nº elevado de monitores voluntários que têm colaborado connosco de forma exemplar. Antes do início das Colónias de Férias é dada a todos os monitores, pelos técnicos da Fundação AMA, formação específica sobre as PEA. Para cada turno são destacados técnicos da AMA que acompanham todas as atividades.

No decorrer da colónia estão programadas atividades desportivas, socio-recreativas e de lazer. Os principais objetivos da realização da colónia prendem-se com:

• Promoção de igualdade de oportunidades para a vivência de atividades recreativas e desportivas que fomentem a participação e autonomia das crianças e jovens com PEA;
  • Facilitar o desenvolvimento de competências ao nível da interação social e comunicação, evitando o isolamento característico desta população;
  • Disponibilizar à família um equipamento seguro e adaptado no qual possam integrar os seus filhos na interrupção letiva de verão;
  • Integrar a criança/jovens/adultos com PEA num ambiente estruturado com rotinas e atividades adaptadas às suas características de forma a promover o seu bem-estar durante as férias de verão.