História

A AMA – Associação de Amigos do Autismo foi criada em Junho de 2008, sendo uma Instituição Particular de Solidariedade Social sem fins lucrativos (IPSS), dedicada unicamente à problemática das Perturbações do Espectro do Autismo (PEA), com estatuto de utilidade pública. A AMA com sede em Viana do Castelo, tinha como área de intervenção todos os concelhos do distrito de Viana do Castelo e concelhos de Esposende e Barcelos.

Mais recentemente, com o objetivo máximo de dar continuidade à finalidade da AMA e promover a sustentabilidade da própria instituição, a AMA – Associação de Amigos do Autismo instituiu a Fundação AMA Autismo, com vista à criação de respostas inovadoras e sustentáveis que vão de encontro às necessidades da população com PEA e suas famílias.

A 27 de Dezembro de 2013, a Fundação foi reconhecida pela Presidência do Conselho de Ministros, sendo a sua publicação em Diário da Republica 2ª série nº 9 de 14 de Janeiro 2014 (Despacho nº607/2014).

Actualmente, a Fundação AMA Autismo, fundação de solidariedade de direito privado, IPSS com estatuto de utilidade pública, herdando toda a responsabilidade social da AMA – Associação de Amigos do Autismo, destina o seu objeto social às pessoas com Autismo, apoiando já, atualmente, cerca de 130 famílias.